quinta-feira, 31 de julho de 2014

Tecido Muscular Estriado Cardíaco e Tecido Muscular Liso

Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Aspecto da célula e características
  1. Células cilíndricas, ramificadas (10-20 µm de diâmetro e 85-100 µm de comprimento), com extremidades irregulares, normalmente um núcleo central e o citoesqueleto forma estriações transversais no citoplasma, como no estriado esquelético.
  2. Em corte transversal as células se apresentam justapostas, com contornos irregulares e perfis em vários tamanhos.
Componentes da Fibra Muscular Cardíaca
  1. Nas extremidades das células ocorrem os discos intercalares, junções intercelulares complexas, que atuam tanto na adesão, como na comunicação, possibilitando o funcionamento coordenado do tecido (contração em sincronia). Os discos intercalares aparecem como linhas retas ou exibem um aspecto em escada (escalariforme).
  2. Apresenta túbulos T.
  3. Retículo sarcoplasmático menos desenvolvido que no estriado esquelético. Cálcio para contração provém principalmente do meio extracelular.
  4. Outros nomes conhecidos: fibra muscular cardíaca, célula do miocárdio, miócito, cardiócito ou cardiomiócito.
Tecido Muscular Liso
músculo liso é formado por células longas e fusiformes com um único núcleo central. Estas fibras musculares estão dispostas em camadas na parede do tubo digestivo, vasos sanguíneos, útero, etc, sendo revestidas e unidas por uma rede delicada de fibras reticulares.
O mecanismo de contração da fibra muscular  lisa se dá através de deslizamentos dos miofilamentos. Sem túbulos T e com o retículo sarcoplasmático (RS) extremamente reduzido, essas fibras têm as numerosas vesículas de pinocitose desempenhando um papel importante na entrada e saída do íon cálcio.
fibra muscular lisa, além da capacidade contrátil, pode sintetizar fibras colágenas, elásticas e proteoglicanas, neste caso seu reticulo endoplasmático rugoso é bastante desenvolvido.
O músculo liso recebe terminações nervosas do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático, e não possui placas motoras. Frequentemente, os axônios terminam formando dilatações no tecido conjuntivo localizado entre as fibras musculares lisas.
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório.
No indivíduo adulto, as células musculares lisas mantém a capacidade de se dividir o que permite a regeneração do músculo lesionado.Músculo liso. Foto: Polarlys [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html), CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/) or CC-BY-2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5)], via Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário